Anestesiologia

Anestesiologia a

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Cardiologia

\"\"Cardiologia é uma especialidade médica que se ocupa da prevenção, do diagnóstico, e do tratamento das doenças do coração e do sistema circulatório. É aqui que se avaliam problemas tão diversos como a hipertensão arterial, angina de peito, enfarte do miocárdio, arritmias ou insuficiência cardíaca. Uma vez que as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de mortalidade e morbilidade nos países desenvolvidos, a cardiologia é uma das especialidades que mais evoluiu nos últimos anos. A par de uma forte componente clínica, desenvolveram-se diversas técnicas complementares de diagnóstico, com especial destaque para a Eletrocardiografia e para as técnicas de imagem como a Ecocardiografia. Evoluiu também de forma notável a Cardiologia de Intervenção, possibilitando hoje em dia o tratamento de muitas doenças cardíacas, congénitas ou adquiridas, sem necessidade de recorrer à cirurgia. O desenvolvimento técnico levou necessariamente ao surgimento de subespecialidades como a Cardiologia de Intervenção e a da Eletrofisiologia Cardiaca. Na CSG contamos com um corpo clínico diferenciado e com uma enorme experiência capaz de responder a todas as Suas solicitações. A Clínica de Cardiologia de Guimarães é a nossa unidade dedicada à cardiologia, existindo também consulta de cardiologia e exames complementares nas unidades da CSG e da CSG Taipas.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Cardiologia Pediátrica

A Cardiologia Pediátrica é a especialidade médica dedicada ao coração das crianças, desde o nascimento até aos 18 anos. As doenças do coração em idade pediátrica são bastantes distintas das da idade adulta, pelo que se exige uma abordagem diferenciada.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Cir. Plastica Reconstrutiva e Estetica

A Cirurgia Estética é aquela que é levada a cabo sobre tecidos normais para melhorar a sua aparência. As técnicas que usa são basicamente as mesmas que as usadas na cirurgia reconstrutiva, sendo neste caso aplicadas a tecidos que não são normais. Hoje, muitas pessoas recorrem a cirurgia estética para colmatar a insatisfação que sentem em relação a determinada área do rosto ou corpo e, com isso, aumentar a autoestima e, de uma forma geral a sua satisfação com a vida em geral, ou de outra forma, o seu  bem estar físico, psicológico e social.  No entanto, é necessário ter em conta, desde logo, que submeter-se a uma cirurgia plástica não irá resolver todas as suas inseguranças e problemas pessoais/sociais/profissionais – nem tão pouco é uma garantia de juventude eterna. Saber Mais

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Cirurgia Geral

A Cirurgia Geral é a base de toda a Cirurgia. É a especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças dos vários órgãos e sistemas com técnicas de abordagem clássicas ou minimamente invasivas como a laparoscopia. As doenças do aparelho digestivo, endocrinológicas, metabólicas ou da obesidade e defeitos anatómicos como as hérnias podem ser todas alvo de abordagem pela cirurgia.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Cirurgia Vascular

A Angiologia e Cirurgia Vascular avalia os sinais e sintomas dos vasos: a doença arterial, venosa e linfática propondo tratamentos médicos e cirúrgicos. Para o diagnóstico recorre frequentemente ao ecodoppler. No campo terapêutico tem especial destaque pela sua frequência  a escleroterapia de varizes e a cirurgia com laser de varizes dos membros inferiores. Outros exemplos são a cirurgia de bypass arterial, a cirurgia das estenoses carotídeas, a cirurgia endovascular e a cirurgia dos aneurismas da aorta.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Clinica Geral

Especialidade médica vocacionada para a prestação de cuidados primários, relacionando todos os sinais e sintomas. Se necessário orienta o doente para áreas de especialidade médica.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Dermato-Venereologia

Dermatologia-venerologia é a especialidade médico-cirúrgica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da pele, mucosas e anexos (cabelos e unhas), bem como das doenças de transmissão sexual. A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo uma estrutura muito complexa e local de aparecimento de muitas lesões que podem ser doença da própria pele ou  sinais de doenças sistémicas como o lúpus, a esclerodermia ou a artrite reumatoide. A Dermatologia desempenha um papel importante no diagnóstico e tratamento de doenças inflamatórias como o eczema, o  acne, a rosácea ou a psoríase, mas também no diagnóstico e tratamento de patologia oncológica como o melanoma, o carcinoma espinocelular ou o carcinoma basocelular.  Neste contexto ganha especial importância a vigilância dos “sinais” para detetar precocemente tumores de pele. Atualmente, a dermatocosmética e as técnicas peelingmesoterapialaser, toxina botulínica, entre outras têm um especial relevo na melhoria da imagem.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Endocrinologia e Nutrição

A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda as alterações funcionais ou estruturais das glândulas endócrinas e do sistema endócrino difuso. O sistema endócrino é um dos principais mecanismos de regulação do ser vivo, desempenhando um papel crucial desde a reprodução, o crescimento e a puberdade até ao envelhecimento. Tem diversas áreas de diferenciação nomeadamente a diabetologia, a obesidade, a nutrição, as doenças metabólicas ósseas, as doenças da tiroide, a neuroendocrinologia, as doenças da suprarrenal, a endocrinologia em idade pediátrica, entre outras.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Ginecologia/Obstetricia

Trata-se de uma especialidade que engloba duas importante áreas da saúde da mulher: A Ginecologia centra a sua atividade no diagnóstico e tratamento das doenças do sistema reprodutor feminino. Por sua vez a Obstetrícia cuida da mulher durante a gravidez, parto e período pós-parto. Dentro desta especialidade existem áreas diferenciadas, como a Uroginecologia, centrada no diagnóstico e tratamento da incontinência urinária e das doenças do pavimento pélvico ou a Ginecologia Oncológica.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Imunoalergologia

A Imunolergologia é a especialidade médica que previne e trata as doenças que comprometem as defesas do organismo e as doenças alérgicas. Está vocacionada para o estudo de doenças do foro alérgico como asma, rinite, conjuntivite alérgica, urticária, angioedema, dermatite atópica, alergia a medicamentos, alergia alimentar, alergia a picada de insetos, entre outras. As doenças alérgicas atingem todos os grupos etários, sendo frequentemente patologias crónicas que podem afetar vários órgãos. Temos assistido, nos últimos anos, a um aumento da sua incidência e prevalência, o que poderá ser consequência das caraterísticas genéticas, mas, sobretudo de mudanças ambientais e do estilo de vida. Nestas consultas são realizados diversos estudos funcionais respiratórios e provas de sensibilidade cutânea para identificação da causa de vários tipos de alergia.    

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Imunohemoterapia

Imunohemoterapia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Medicina Chinesa

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Medicina Dentária

A Medicina Dentária geral ocupa-se da prevenção, diagnóstico e tratamento das afeções dentárias nos adultos e crianças, intervindo no diagnóstico e tratamentos, bem como na higiene oral e na estética dentária, visando sempre a conservação de uma dentição saudável. Por outro lado, sempre que necessário o médico dentista generalista encaminha o paciente, para áreas de especialização, como a endodontia, periodontologia, prostodontia, odontopediatria, ortodontia ou cirurgia oral.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Medicina Dentária - Pediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada às crianças e adolescentes. O dentista pediátrico atua essencialmente na prevenção da patologia oral da criança, acompanhando os \"dentes de leite\" e aconselhando as crianças e os pais sobre a dieta e a higiene oral para lograr uma dentição definitiva saudável e uma correta mastigação e fonação.

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Medicina Estética

Está demonstrado que os procedimentos cosméticos, não cirúrgicos, da pele podem atenuar as manifestações de envelhecimento, melhorar a aparência geral e assim aumentar a auto-estima. Com o uso de botox e os preenchimentos com ácido hialurónico pretende-se melhorar a aparência, corrigir alterações decorrentes do envelhecimento, mantendo sempre o aspecto natural. Os peelings são técnicas usadas na correcção de cicatrizes de acne, alterações da pigmentação e melhoria do aspecto geral da pele. Saber Mais

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Medicina Fisica e Reabilitação

Medicina Fisica e Reabilitação

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Medicina Geral e Familiar

Medicina Geral e Familiar A Medicina geral e Familiar deve ser o alicerce da sua saúde, numa perspetiva preventiva e curativa. Os médicos de Família são médicos pessoais, com contactos frequentes e repetidos para que o conhecimento e confiança dos seus utentes e das suas famílias seja mantido. São médicos especialistas na prestação de cuidados de saúde abrangentes, tendo para tal formação em todas as áreas. Observam os seus utentes no contexto da sua família, comunidade e cultura. Sempre que necessário orientam o caso para a respetiva especialidade em estreita colaboração com esta. São por isso os médicos onde o processo clínico se deve iniciar e terminar.  

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Medicina Interna

Dedicada a tratamentos médicos (não cirúrgicos), é uma especialidade exclusivamente dedicada a doentes adultos e vocacionada para a complexidade. A Medicina Interna define-se como uma especialidade mais de doentes do que de doenças. Ou seja, o internista é um médico que dedica a sua atenção à pessoa como um todo e que se distingue por uma abordagem clínica exaustiva de cada doente. Daí decorre que seja um médico particularmente apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afectam vários órgãos ou sistemas, assim como com pessoas com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico. Dada a amplitude da Medicina Interna existem internistas com dedicação a diferentes áreas específicas. Entre estas estão as Doenças Sistémicas de toda a natureza (por exemplo, a infecção VIH, as doenças autoimunes, a Diabetes); as Doenças Raras e Complexas; as situações de grande vulnerabilidade, como os doentes idosos que sofrem de múltiplas doenças ou os doentes que necessitam de cuidados paliativos; a Medicina do doente agudo e do doente crítico; toda a área do risco cardio-vascular e suas consequências; e as grandes disfunções de órgão (cardíaca, respiratória, cerebral, hepática, renal).

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Microcirurgia Capilar

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Neurocirurgia

Neurocirurgia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Neurologia

Neurologia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Nutricionismo

Nutricionismo

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Oftalmologia

Oftalmologia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Ortopedia

Ortopedia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Pediatria

Pediatria

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Pneumologia

Pneumologia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Podologia

Podologia

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta

Psicologia Clínica

Psicologia Clínica

Apresentação

Corpo Clínico

Marcar Consulta